As tubulações são elementos cruciais em qualquer processo industrial, uma vez que são as responsáveis por conduzir os fluidos dos processos aos quais estão inseridas. Por trabalharem com fluidos tóxicos, inflamáveis ou combustíveis, as tubulações acabam sendo a maior causa dos acidentes envolvendo pressão, no ambiente industrial, devido aos vazamentos. Por este motivo, elas devem ser rigorosamente inspecionadas, de modo a impedir que vazamentos e acidentes aconteçam.
Conjunto de linhas, incluindo seus acessórios, projetadas por códigos específicos, destinadas ao transporte de fluidos entre equipamentos de uma mesma unidade de uma empresa dotada de caldeiras ou vasos de pressão.
O que é importante saber sobre TUBULAÇÕES
- Tipos de fluidos
- Fluxograma de engenharia
- Inspeção de tubulação
- Documentação obrigatória
- Registro de segurança
- Plano de inspeção
- Programa de inspeção
- Operação
QUAIS OS BENEFÍCIOS
QUANDO DEVO FAZER A INSPEÇÃO DE TUBULAÇÕES?
Toda empresa que possua tubulações ligadas a caldeira ou vaso de pressão, contendo fluido classe A ou B, precisa atender às exigências descritas na Norma Regulamentadora NR 13. Ela estabelece requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de vasos de pressão nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores. Confira abaixo quando cada tipo de inspeção deve ser realizada.
Este tipo de inspeção deve ser realizada nas tubulações antes de sua entrada em funcionamento, no local definitivo de instalação, devendo conter:
- Teste de estanqueidade
- Exame externo
As inspeções periódicas das tubulações devem ser constituídas de exames e análises definidas por PH, que permitam uma avaliação da sua integridade estrutural de acordo com normas e códigos aplicáveis.
A periodicidade das inspeções de segurança deve estar de acordo com o programa de inspeção, que pode ser elaborado por tubulação, por linha ou por sistema. No caso de programação por sistema, o intervalo a ser adotado deve ser correspondente ao da sua linha mais crítica.
A inspeção de segurança extraordinária deve ser feita nas seguintes oportunidades:
- Sempre que a tubulação for danificada por acidente ou outra ocorrência que comprometa a segurança dos trabalhadores.
- Quando a tubulação for submetida a reparo provisório ou alterações significativas, capazes de alterar sua capacidade de contenção de fluído.
- Antes da tubulação ser recolocada em funcionamento, quando permanecer inativa por mais de 24 (vinte e quatro) meses.