Como achar a empresa certa para inspeção de caldeiras e vasos de pressão?

COMO ACHAR A EMPRESA CERTA?

Com tantas universidades de engenharia mecânica abertas atualmente, o número de profissionais na área tem crescido consideravelmente. Tendo isso em vista, como saber qual profissional ou empresa é adequado para realizar uma boa inspeção de caldeiras e vasos de pressão?

Em primeiro lugar, tente procurar uma empresa especializada nesse tipo de serviço. A probabilidade de uma empresa ou profissional especializado ser de qualidade e fazer a coisa da maneira como ela deve ser feita é muito maior que uma empresa ou profissional generalista.

Existem muitas empresas que fazem projetos, dão treinamentos, consultoria, manutenção, instalação e uma série de outras coisas. Aí você pergunta: “fazem inspeção também?” e elas respondem “claro que fazemos. Temos um engenheiro mecânico.” Fuja delas! Não que sejam empresas ruins, mas, a menos que seja uma empresa de grande porte, que tenha condições de manter profissionais capacitados e especializados em cada uma dessas áreas, a chance de contratar uma inspeção de um especialista em inspeções e receber uma inspeção realizada por um profissional que apenas entende superficialmente de inspeções é grande. Isso é óbvio, pois, para uma empresa conseguir operar em tantas frentes, a menos que seja de grande porte, ela deve possuir profissionais que “sabem de tudo um pouco”, mas “não sabem muito de coisa alguma”.

É necessário uma empresa especialista?

Quando você está doente, vai a um clínico geral. Ele te examina, pode pedir alguns exames, passa um remédio para amenizar a dor e te diz que “se não melhorar em uma semana, procure um especialista (otorrino, cardiologista, neurologista, nefrologista, etc.)”. Se a coisa parar, ótimo. Problema resolvido. Mas e se não para? Você vai ao especialista. Por quê? Porque ele é o profissional que estudou anos exclusivamente para aquilo. Ele atua na área há bastante tempo e tem muita experiência e conhecimento no assunto. Ele, provavelmente, já tratou dezenas ou centenas de casos como o seu e a probabilidade de ele descobrir o que você tem e te passar o tratamento correto é muito maior.

Quando você, por algum motivo, tem algum problema e necessita de um advogado, qual você escolhe? Se for um processo na área, criminal, um advogado criminalista; se for um processo referente ao seu trabalho, um advogado da área trabalhista. Mas todos advogados, assim que pegam a carteirinha da OAB não podem advogar em qualquer área? Sim. Mas todos os advogados são especialistas em todas as áreas? Não. Por isso você vai escolher um advogado que seja especialista na área que você precisa, pois esse profissional vai ter uma probabilidade muito maior de ganhar uma causa na qual ele tenha experiência e conheça à fundo, frente a um que pouco conhece da área.

Mas qual especialista você escolhe? Provavelmente algum que sua mãe, seu pai ou algum amigo da sua confiança te indica. Por quê? Porque você vai ter a certeza que ele é um bom profissional, uma vez que ele já lidou com pessoas em quem você confia e que, provavelmente, tenha tido êxito no tratamento ou no processo.

IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO ESPECIALIZADO

Se nós fazemos isso com nossa saúde e nossos problemas, por que não faríamos com as nossas inspeções de caldeiras e vasos de pressão?

Com o inspetor de caldeiras e vasos de pressão deve ser da mesma forma. Não é porque ele é engenheiro mecânico e tem o CREA ativo que ele vai ser especialista em inspeções de segurança em caldeiras e vasos de pressão. Para tal, ele deve ter realizado cursos e treinamentos na área, deve ter grande experiência e conhecimento no assunto.

Requisistos para encontrar a empresa certa

Busque por empresas especialistas. Empresas que trabalhem apenas com inspeções ou com atividades relacionadas. Além disso, busque empresas referência no mercado. Olhe quais os clientes dessa empresa e julgue você mesmo. Se ela atende grandes empresas por muito tempo, provavelmente ela deve ser uma boa empresa, caso contrário, dificilmente seria mantida por clientes tão exigentes. Peça referências, pegue o contato de, pelo menos, uns três clientes dessa empresa e ligue. Pergunte como é o atendimento, como é o preparo do profissional, qual o nível de documentação entregue e tire suas próprias conclusões.

Além da especialização, observe o tempo de mercado. Muitas empresas estão surgindo, mas será que elas tem a expertise necessária para um assunto tão complexo como a inspeção de caldeiras e vasos de pressão?

Após realizar toda essa análise e entender que a empresa atende a todos os critérios aqui expostos, provavelmente seus equipamentos estarão em boas mãos e passarão por uma boa inspeção, o que fará com que eles operem seguros e em conformidade com a legislação em vigor.

Comments (1)

Vou pegar seu feed de rss imediatamente, pois não consigo encontrar o hiperlink de sua assinatura de e-mail ou serviço de e-newsletter. Voc ~ e tem algum? Por favor, deixe-me reconhecer para que eu possa apenas assinar. Obrigado.

Deixar uma mensagem